sexta-feira, 3 de abril de 2009

Hipocrisia

Uma tentantiva de situar o que seria a hipocrisia.

Somos seres humanos pensantes, racionais e com o poder da lógica. Também temos capacidade de nos expressarmos de forma verdadeira ou mentirosa, coisa que os animais não-humanos popularmente são ditos como irracionais e insintivos, incapazes de fazer.
E por termos tantas capacidades, um dia um mané resolveu dizer que nosso polegar opositor era sinal de raça superior.
E neste dia, o ser humano, superior a todos os outros animais, começou a usar os animais para benefício próprio.
Há muitos e muitos anos (aliás, milhaares de anos), quando o ser humano, mesmo tendo o tal opositor, já comia carnes e usava a pele daqueles animais mortos para se proteger do frio. Hoje, depois de tantos anos, o ser humano continua neste ritual: comendo a carne e utilizando a pele para se vestir.
Com tanta inteligência e evolução adquiridos nestes milhares de anos, o ser humano deveria ter evoluído verdadeiramente, criando tecnologias e novas formas de alimentar-se e vestir-se; porém, o que vemos é um ser humano que acredita que evoluiu: ele não apenas mata os animais e os come e usa suas peles. Hoje, faz tudo isto e muito mais: além da grande escala de matança, utiliza a pele de animais que não servem (e algum serve, afinal?) para sua alimentação, usa para testes de produtos químicos, para sua diversão, deslocamento e por aí vai. Isto seria a evolução da espécie humana, continuar matando seres que sentem dor, tristeza, alegria e tudo o mais, como nós sentimos?
Aquele mané que falou do dedo opositor teve seus seguidores fiéis, e continua tendo até hoje. Os seguidores dele são os empresários da grande indústria da carne, de peles (inclusive couro!), de rodeios e mais. Eles falam e pagam para quem for, o dinheiro que for, para se manter a idéia de que viver desta maneira é o correto, e que os defensores do direito animal são uns loucos vivendo em paranóia constante.
E é assim, bem desta maneira, que você continua achando certo comer carne. Não é porque você tem domínio da situação e é essencial comer carne. Na verdade, você está sendo manipulado todos os dias, desde que nasceu. Seus pais também foram manipulados e seus avós, bizavós também. A indústria da exploração animal é mais antiga do que você imagina. Quando você come carne ou utiliza produtos da Unilever (apenas um exemplo de empresa que testa seus produtos em animais) está fazendo papel de palhaço e está mostrando o quão eficaz foi a conversa que passaram em você. E desta maneira:
Está provando o quão você é manipulável e não-racional; prova também que não tem senso crítico, pois não procura a verdadeira verdade para suas questões; prova que é preconceituoso e racista, quando acha que animais são menos que você (onde está a prova de que são menos?); prova que é acomodado com sua vidinha que reclama o tempo todo do governo que está no poder mas não levanta da poltrona para reclamar e gritar nas ruas, com medo de perder uma edição do Big Brother. Isto sim eu chamaria de hipocrisia.
Venham, mes caros, dizer que a mídia manipula com notícias parciais, falem mal das comunicações. Mas não se esqueça que seu cérebro é manipulado o tempo todo, e não tem como fugir, se continuar tendo esta postura de achar que está tudo bem assim.

Libertação animal já!

Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não tenha medo, comente!