terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como escolher frutas e legumes

Olá amigos!


Seguem algumas dicas muito boas para a escolha dos hortifruti. Além destas, fica a dica de escolher produtos direto do produtor (evitar redes de varejo!), pois desta forma incentiva a produção local, a renda dos agricultores da sua região e a poluição (pq quando se traz um produto de fora, se gasta gasolina, etc, etc...)


Boa leitura a todos!


Conheça pequenos truques que vão te ajudar a encontrar o melhor na banca de frutas e legumes

É, sim, uma questão de experiência. Quem começa a ter a responsabilidade de abastecer a própria casa leva algum tempo para aprender a comprar frutas e legumes com a devida eficiência. E é comum vermos senhoras de idade avançada arrematando os melhores produtos do setor, enquanto jovenzinhos tendem a pagar caro por um saco de kiwis duros feito pedra.

Algumas manhas vêm com o tempo, mas dicas básicas ajudam muito nessa hora. Anote essa, por exemplo: frutas e legumes precisam ser escolhidos com calma, sem afobação, e devem ser colocados na parte de cima do carrinho para evitar ficarem amassados. Outro bom truque é conhecer a época de safra dos alimentos, pois, além de terem um bom preço nesse período, sua composição nutricional também é melhor.
Quando for à feira ou ao mercado, então, lembre de como comprar os clássicos abaixo:

Tomate
A presença do talo preserva o alimento por mais tempo e evita contaminações. Outra dica é não apertar os alimentos, porque isso impacta na fruta e ela estraga com maior rapidez.

Cebola
As melhores são as que estão bem firmes, sem pontos amassados ou úmidos, e com casca mais fina. Não tire a casca exterior para guardar: a cebola se conserva melhor com ela.

Batata
Prefira as que não tenham furos, brotos já nascendo ou manchas esverdeadas. Essas já passaram do ponto ou ainda não estão maduras, boas para preparar.

Mandioca
Apesar de ser uma raiz (e muitos acharem que ela deve ser 100% rígida) não é bem assim: na hora de escolher, a mandioca deve ser firme, sim, mas ceder um pouco à pressão dos dedos. Essas são as que se soltarão mais facilmente da casca e renderão melhores receitas.

Maçã
O pecado ao escolher maçãs é não verificar bem a casca. Um amassado externo pode resultar numa polpa amolecida e escura, ruim de comer. Sinta a fruta delicadamente com a mão para checar essas batidas indesejáveis – e prefira sempre as maçãs com cabinhos.

Laranja/Limão
No caso dos cítricos, primeiro é bom checar o peso, um bom indicativo de que a fruta está com bastante suco. A casca também é importante – ela deve estar mais para fina e lisa, sem machucados.

Banana
O odor da banana diz muito sobre ela. O cheiro forte demais indica uma fruta que já está muito madura e em vias de ficar passada. Como normalmente compra-se um cacho de bananas, prefira as mais amarelas ou até mesmo esverdeadas. Assim a última do cacho também ficará boa para consumo, sem estragar ao longo dos dias.

Berinjela
A casca da berinjela precisa estar lisa e brilhante, sem nós ou manchas claras. Sinta levemente com as mãos, sem apertar: a berinjela é normalmente leve, mas ela precisa estar bem firme.

Abobrinha
Prefira as abobrinhas que sejam de médias para pequenas, pois essas são mais novas e frescas. Elas não devem ter machucados ou avarias na casca (que é muito delicada), pois isso contamina o alimento por dentro.

Fonte: Vista-se http://vista-se.com.br/site/como-escolher-frutas-e-legumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não tenha medo, comente!