quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Epopeia Vegetariana - primeira parte.


Mais uma ida ao Bourbon de Novo Hamburgo pra fazer umas comprinhas habituais.
Por ser um 'super' diferenciado dos especistas e exploradores Carrefour e Wal-Mart (apesar de patrocinar o Freio de Ouro desse ano e isso me anojou), sempre dou uma olhada nos produtos de padaria e naquelas gostosuras engordantes cheias de colesterol e gordura animal. Às vezes vale a pena dar uma olhada porque já me surpreendi com pãezinhos apetitosos sem lactose, receitas bacanas sem precisar tocar um defunto no recheio.
Enfim. Foi nesta última ida ao "Burbão" que fui dar uma olhadela nos sanduíches triangulares, aqueles iguais aos que me deliciava na época de escola, quando ainda comia algumas variedades de carne. Passando o olho nos sandubas vejo os tradicionais 'frango' e 'atum', mas me chama a atenção a etiqueta de um terceiro tipo que ali estava: 'creme vegetal'. Grande surpresa a minha, acreditando que poderia encontrar ao menos um sanduba lacto-vegetariano (seria um bom começo). Quando pego o troço dou de cara com umas duas ou três fatias de PRESUNTO. Sim, o creme vegetal só substituia a maionese e o resto era igual ou pior que os outros! Okay... continuei olhando e vejo um de palmito, que me surpreende pela etiqueta constar a frase "Sem Lactose" (todos produtos produzidos lá dentro tem o peso, ingredientes e se há lactose ou não - acho isso jóia). Aquela frase me fez brilhar os olhos: será que enfim, depois de tantos milênios eles fizeram uma receita livre e que poderei saborear?? Olhei pro bicho e vi que não tinha presunto, que maravilha. Então li a receita, que estava perfeitinha (nem maionese tinha) exceto quando cheguei na parte onde dizia PATE DE FÍGADO. Na boa: pra que colocar patê de fígado, que é ruim pra chuchu, não conheço ninguém que gosta e que estraga o sabor do palmito? Alguém muito desinformado e desinteressado criou este sanduba com aquela filosofia do "se não comer carne, não vai comer nada".
Tamanha decepção isso. A única rede de supermercados que vende maionese 100% vegetal, outros produtos livres de origem animal e que tem boa saída disso em todas filiais, não se liga de fazer receitas diferenciadas pro seu consumidor? Acham que o cara que não come produtos com leite é intolerante a lactose e o que não come ovo tem problemas com albumina ou colesterol. E só. Existe muita gente com esse tipo de problema, mas não pensam que as pessoas podem ter senso crítico e questionar sua alimentação e a maneira que os produtos vêm à sua mesa. Somos vegetarianos por causa ética, não precisamos e não queremos comer subprodutos de origem animal pra viver.
Mas não ficarei quieta, ou apenas escrevendo o texto aqui no blog. Escreverei este texto na íntegra para o SAC do Bourbon para saberem da insatisfação. Se eles responderem, colarei aqui o referido retorno.
Um abraço a todos que dão o ar da graça por aqui.

*Foto Fábio Chaves, do Vista-se: http://www.flickr.com/photos/vista-se

Um comentário:

  1. Oi!
    Que bom que vc gostou.
    Então, eu posso fazer sim...tento deixar o máximo parecido, é que as vezes é um pouco difícil, tipo gato aqueles gatos tigradinhos q cada pelo é de uma cor. Mas fica legal sim.
    Pode encomendar, aliás, se vc morar perto, dá pra combinar a entrega e vc não paga frete.
    =)

    ResponderExcluir

Não tenha medo, comente!